São Domingos decreta Situação de Emergência
-
Em decorrência dos estragos causados pelas fortes chuvas ocorridas ao longo da semana, São Domingo -
A cidade de São Domingos, localizada na região Oeste de Santa Catarina, decretou no dia primeiro de maio, Situação de Emergência, devido à ocorrência de enxurradas, provocadas por chuva intensa e localizada. Foram registrados mais de 200 milímetros de chuva, desde o dia 30 de abril até a madrugada do dia primeiro de maio.
Em decorrência da chuva seguida da enxurrada brusca, houve alagamento das margens dos rios Aterrado Alto e Bonito, que cortam a cidade. Também houve o desalojamento de famílias, que foram retiradas de suas residências e levadas para a casa de parentes e vizinhos. Houve também a inundação das pontes do rio Saudades, na divisa de São Domingos com Santiago do Sul e Quilombo, além do rio Chapecó, que faz divisa com a cidade de Ipuaçu.
Os danos também foram de grandes proporções nas estradas do interior do município. Aproximadamente mais de 600 quilômetros de estradas de chão no interior foram danificadas. Pontes e bueiros também foram encobertos, destruídos ou danificados pelas águas das chuvas, estradas ficaram sem passagens, além de danos nas culturas agrícolas alagadas.
De acordo com o prefeito Alcimar de Oliveira, o prefeito Kiko, a situação só não foi mais grave devido à construção de 100 novas unidades habitacionais no Loteamento Vida Nova, que reassentou 100 famílias que viviam em situação de risco, às margens do Rio Bonito, ou com suas casas em locais irregulares. “Agora estamos trabalhando forte para que a situação volte a sua normalidade, tanto para as famílias que foram atingidas, quanto na organização da infraestrutura do interior e da cidade”.
A Defesa Civil Local está fazendo o levantamento detalhado de dados de quantas famílias foram afetadas, na cidade e no interior do município. Nesse momento, o Governo Municipal já está atuando na limpeza dos locais atingidos, bem como na recuperação das estradas, pontes e bueiros do interior do município.
Deixe um comentário